Simbologia budista

Budismo Nitirem


                                            


Estudemos agora um pouco acerca da simbologia contida na liturgia do budismo Nitiren Daishonin.A chama do fogo representa de forma viva a iluminação.

 As duas velas do altar simbolizam a força positiva e negativa,masculina e feminina,o branco e o negro,etc...


Se recordarmos nos daremos conta que para acendermos uma lâmpada,necessitamos inevitavelmente de um polo positivo e outro negativo,a soma destes opostos geram a luz. O mesmo ocorre com a liturgia Nitirem:  A posição de quem tira doshi é muito significativa, se desta posição observarmos...à nossa direita estará a primeira chama e à esquerda estará a segunda chama.No centro deve brotar a luz,a iluminação. Esta terceira chama, esta terceira força deve acender no interior do praticante no momento em que ora os mantras e quem realiza este mistério é o nosso Buda interior;o Buda é a própria luz interior.

 Torna-se clara com esta dissertação a idéia básica de que a liturgia budista é cósmica,matemática e trabalha com atributos mìstico-científicos para gerar a iluminação no interior do ser humano.

A água simboliza as águas sexuais,ou seja as "águas da vida". A água é o meio que a vida utiliza para sua manifestação,sobre tudo se esta água é pura.

Todo ser humano é fecundado nas águas da vida e gestado em meio a uma bolsa líquida, a maior parte de sua constituição, após o nascimento é liquida. Após a morte do corpo fisico,este corpo material gradativamente vai secando.

O gohonzon representa entre muitos ensinamentos o microcósmos,o homem. se relizamos a iluminação em nossas vidas seremos um gohonzon vivo. Observemos atentamente o pergaminho,destacam-se a primeira vista três colunas verticais,com escrita mais ampla,com caractéres maiores, posicionados à direita,à esquerda e uma terceira coluna ao centro. A linha  central representa a coluna vertebral,a torre de tesouros, a cana de bambu ou bastão dos antigos budistas,na prática pessoal confere ao possuidor poder,mando,sabedoria e muitas outras capacidades místicas do buda.Dentro dos domínios da lei podemos agora,se desejarmos, compreender que:A coluna na esquerda do gohonzon,encabeçada pelo buda "PROTETOR DA NAÇÃO" representa a justiça. A coluna na direita do gohonzon,consequentemente a esquerda para quem  observa,representa a misericórdia,esta coluna está encabeçada pelo Buda "Ouvidor de Muitos Ensinos".

Na coluna central destaca-se o Nam Myoho Rengue Kio,que é o incontestável veridito.
As ramas verdes simbolizam a vida,os frutos oferecidos representam a consequência da vida,o corpo do Buda ...etc.
As cinzas simbolizam a morte da maldade interior  e o aroma do incenso o nascimento da luz,ou seja o desenvolvimento dos atibutos do Buda em nós.A queima do inceonso simboliza a transição de uma etapa inferior para uma fase superior de vida.
Existe muita sabedoria oculta,impressa nos detalhes dos símbolos da liturgia e no ensinamento budista.
A deusa do sol,representa o aspecto materno da divindade,oferece proteção ao discípulo. O ritmo da recitação do sagrado Sutra de lótus  é o compasso do voô do Tsuro.



.......................................................................................................

                  Relato

 Certa vez cheguei em uma sala e um simpatizante do budismo Nitirem recitava energicamente o Daimoku.Passei pela sala e não pude deixar de observar que chorava copiosamente,as lágrimas escorriam em seu rosto. Posteriormente questionei o amigo sobre o motivo pelo qual chorava, e este respondeu-me que:    "Estava muito emocionado e feliz porque sairam mãos do Gohonzom e colocaram um medalhão de ouro em meu peito,ademais ouvira cantos de diversa aves,cantos muito bonitos e pode observar uma ave celestial muito colorida e bela....

Eis o mundo do Buda os paraisos budistas,...
O próprio sensei Ikeda afirma que os Budas e Bodisatwas concorrem ao chamado do discípulo do Sutra de Lótus. 
.................................................................................................
observação: estas informações são absolutamente isentas de incentivos a participação de qualquer instituição religiosa.
.......................................................................................................
*em breve texto completo sobre os livros de Martes Lobsang Rampa .
...................................................................................................

Lobsang Rampa
                                                             I

Bem,como havia dito, vou agora dividir o que pude absorver à respeito dos livros de "Terça-Feira Lobsang Rampa".
Porém vou escrevendo o texto por etapas e vou criá-los ao estilo diálogo,sem estudos prévios.Desta forma revivo o acontecido e porque também não gosto de textos muito elaborados,pois perdem parte de sua naturalidade.


Nos finais da década de 90 tinha o hábito de frequentar livrarias e sebos,por aqueles tempos estava empolgado com o  ensinamento gnóstico e como jovem que era não media esforços para descobrir e visitar sebos,das diversas cidades por onde passava.Sempre notei os livros de Lobsang,amontoados por praticamente todos os sebos os quais visitava.Para ser sincero sempre me parecerão,digamos abandonados,ou largados,mais isto era apenas uma primeira impressão.Mas me questionava,por que as pessoas trazem os livros(de Lobsang rampa) para trocá-los,na época pensava que as pessoas deveriam guardá-los para estudo,pois "deveriam" ser de um conhecimento  muito profundo.Mais tarde todo este mistério foi develado.Passando pela cidade catarinense de Blumenau estive por alguns dias hospedado no apartamento de um amigo gnóstico,o qual era um autentico "Rato de biblioteca".Ao chegar o amigo nos sebos era logo cercado pelos  vendedores,os quais logo lhe questionavam se o sebo possuia tal ou qual volume,ou edição,ou mesmo em qual estante se encontrava o mesmo.Sem dúvida o amigo logo lhes informava acertadamente sobre estas questões.Recebi  a indicação para começar a estudar a obra de Lobsang pelo livro a terceira visão,então fomos as compras e retornamos com mais de dez livros de "Terça Feira Lobsang Rampa".Neste momento começava um dos capítulos mais intrigantes para minha parte humana,nesta existência.Sobre estas questões de livros e autores carrego comigo o seguinte sistema,procuro encontrar o autor,estudá-lo(esotéricamente).Antigamente os sábios usavam aquela máxiama:"Pelos frutos se conhece a árvore" Mas ocorre que hoje em dia temos àrvores genéticamente modificadas  que mascaram seus frutos,dando-lhes aparencia e sabores falsos,parece que cada dia fica mais difícil saber o que é joio e o que é trigo.  
Os dias sempre passam....já me encontrando no conforto do lar me dediquei em cheio à tarefa de estudar a"Novidade", os livros do famoso Lobsang.Ao inicio de cada  noite me deitava no leito e aprazivelmente me concentrava nos diversos capítulos que vertiam agradávelmente dos lábios de minha esposa.Concentrado,atento e buscando visualizar os acontecimentos narrados nos livros,semanas se passaram rapidamente.


                                                            II

Passemos agora a narrar a parte,digamos menos agradável  de todos estes eventos.Comecei a frequentar reuniões nos mundo internos,onde os estudantes deste livros de Lobsang se reuniam para começar seus estudos,estive com muitas pessoas, jovens, damas, cavalheiros,...de tudo havia.Um fato me chamava atenção renitenemente,muitos deles possuiam fortes olheiras.O tempo passava e as reuniões astrais continuavam,ora com diálogos,ora com execícios místicos,etc...Os leitores de Lobsang devem recordar-se bem de uma atividade esotérica narrada no livro a terceira visão,onde o místico Lobsang foi submetido à uma cerimonia para abrir o terceiro olho,ou olho de dagma,onde os mongês mais antigos relizavam uma pequena perfuração no entrecenho de Lobsang,para injetarem substânceas especiais,as quais lhe despertariam a clarividência.Pois bem,fui convidado pelos dirigentes destas reuniões astrais para realizar este procedimento.Nestas alturas minha pessoa já estava desconfiada de ditas reuniões,mais mesmo assim aceitei.Naquela noite consegui "matar a charada"quando uma assistente pronunciou o nome "Samgabiel".Este é o nome de um mago negro do mundo da mente,que tem a faculdade de irradiar luz falsa,ou ensinos aparentemente verdadeiros.Decidi acordar às pressas e minha esposa presenciou um "òleo estranho" que escorria de meu entrecenho,isto já acordados no mundo fisico. Nas próximas noites,no mundo dos sonhos,estes personagens começaram a me perseguir e atacar.Vejam como estas coisas são sérias,a máscara havia caido e de antemão já haviam me avisado que o "chefe" deles viria atrás deste que agora escreve estas linhas.Que situação!
 Continua.....

                                                    III

 "...Nem tudo que se quer se pode..."

Jorge Adoun - Batismo da dor 

Devido ao fato de que os estudantes esoteristas,em busca de comprovções nos mundos internos,estarem indo à busca de Terça-feira Lobsang no afã de comprovar o que ocorre,teremos de suspender,por obrigação,o desenvolvimento do texto.Peço desculpas ao leitor e assumo todo onûs da questão.Há poucos instantes recebi uma mensagem telepatica do venerável mestre Lobsang Rampa e me apresso em cumprir o combinado e postar estas advertências.Quem tiver prudência que ouça a voz de sua consciência,e saiba encontrar a verdade contidas nestas linhas:

O mestre foi  torturado brutalmente por indivíduos desta humanidade malvada.

Lobsang,deseja seu merecido repouso após ter cumprido com muita honra sua missão.Com toda razão e justiça não quer ser incomodado,não quer ninguém batendo à sua porta!

 
"Profanar o túmulo dos mortos é crime."

Por favor,humildemente peço aos irmãos esoteristas práticos que "respeitem o túmulo dos mortos".

O mestre responsável pela ordem esotérica tibetana a qual pertence Terça feira Lobsang Rampa esta a par da situação e tomará as medidas cabiveis relacionadas com este caso.

Como registro histórico ficam os livros do mestre,mas como obras para estudos esotéricos  devem ser "evitadas" pelos estudantes de prudência,porque "estão à deriva",o mestre se ausentou. 

Por outro lado resulta interessante saber que alguns indivíduos práticos,de maneira muito correta,não engolem contos de ninguém e busquem comprovar tudo,isto é muito bom,continuem investigando ao máximo,e se possivel diariamente.Agora gentilmente lhes peço que deixem Lobsang em paz e envestiguem outros mestres ativos e outros assuntos misticos e interessantes.ok?
Já ouvirão falar sobre o mestre Zazel? bem invoquem-no no mundo astral! Depois podem me enviar  uma mensagem sobre o ocorrido...Há temos também o interessante caso do anjo Ananel o qual coordena a evolução dos amiguinhos batráqueos.Seria ótimo poder estudar estas coisas.Ou mesmo o Venerável Mestre Nanael que é o próprio sorriso infantil, ao invocá-lo se ouvem risos de puríssimos bebês recem nascidos.Realmente existem muitos assuntos místicos maravilhosos os quais podemos investigar.

Sei por demais que o proibido atrai os seres humanos,motivo pelo qual em breve retirarei toda referência ao mestre Lobsang,em respeito e por um compromisso assumido pessoalmente com o mesmo.Escrevo estas linhas apenas para dar satisfação aos que já começaram a ler o texto e para por um ponto final ,cerrar as portas ao assunto.

Amigo leitor,se por ventura algum dia conversarmos pessoalmente poderemos dialogar serena e cautelosamente  sobre o assunto,mas para o momento  o melhor a fazer é ter senso de respeito,resposabilidade e em breve retirar  o texto da web.

Paz inverencial !